Formação de Lideranças em Enfermagem

Lideranças em Enfermagem

Apresentação

Desenvolver competências para liderança em Enfermagem com vistas à valorização profissional e qualificação da assistência em Enfermagem e saúde.

Estimular profissionais de Enfermagem a enfrentar, de modo competente, criativo e sustentável, os problemas da prática, do mercado e das condições de trabalho, com vistas a evitar a evasão profissional.

Justificativa

A situação de saúde no Brasil aponta grandes desafios intersetoriais e para os serviços de saúde. Vivencia-se uma realidade de transição demográfica onde a população idosa, no período de 2005 a 2030 deve pular de 20 milhões para mais de 40 milhões de brasileiros (IBGE, 2004). Continua-se com uma expressiva presença de doenças infecciosas e parasitárias, agregada a forte incidência de doenças crônicas, e a um significativo crescimento da violência e da mortalidade por causas externas. Esse quadro torna mais complexas as demandas pelos serviços de saúde e por cuidados de Enfermagem.

A Enfermagem desempenha um papel relevante no alcance de uma atenção à saúde integral e de qualidade para todos. Constitui-se no grupo profissional preponderante no atendimento cotidiano aos 150 milhões de brasileiros que dependem exclusivamente do SUS e, também, aos mais de 40 milhões que utilizam planos ou seguros privados de saúde. Desde o acolhimento, em todas as unidades da rede de serviços, até os tratamentos mais complexos, a Enfermagem tece os fios das linhas de cuidados, assistindo, gerenciando e orientando.

Para o exercício desta relevante missão social, a Enfermagem necessita de lideranças qualificadas e comprometidas com a realização de um trabalho profissional responsável e a conquista de condições de trabalho dignas e decentes na profissão.

Em Santa Catarina, são mais de 54 mil profissionais de Enfermagem (Enfermeiras (os), Técnicas (os) e Auxiliares de Enfermagem) que cuidam da saúde dos catarinenses, e a capacitação de lideranças é uma importante iniciativa, além de necessidade estratégica para a Enfermagem poder cumprir bem este seu papel na sociedade.

Considerando o compromisso no Plano de Ação da Gestão Participação de fomentar/realizar a formação e a qualificação de lideranças comunitárias e políticas para a manutenção da saúde, enquanto direito inalienável e fundamental à vida, bem como o de estimular a participação em discussões de interesse político-institucional da categoria da Enfermagem, o curso busca propiciará momentos de reflexão e aprofundamento de temas relacionados à história e organização política; legislação, política e políticas públicas; ética, democracia e cidadania, estimulando os jovens profissionais a enfrentar, de modo competente, criativo e sustentável, os problemas da prática, do mercado e das condições de trabalho, com vistas a evitar a evasão profissional.

Objetivo

Desenvolver competências para Liderança de Enfermagem com vistas à valorização profissional e qualificação da assistência em Enfermagem e saúde.

Estimular profissionais de enfermagem a enfrentar, de modo competente, criativo e sustentável, os problemas da prática, do mercado e das condições de trabalho, com vistas a evitar a evasão profissional.

 Metodologia:

A proposta pedagógica do projeto será orientada pelos princípios da pedagogia crítica e de metodologias ativas de aprendizagem, as quais vêm sendo utilizadas com sucesso em processos de formação e educação permanente no trabalho.

Todos os encontros e os conteúdos a serem tratados serão organizados de forma coerente à concepção pedagógica adotada com vistas a atingir de modo mais eficaz os objetivos propostos no Projeto.